Onde existem pessoas, existe a possibilidade de conflito. Se esta é uma verdade provada e comprovada nos mais variados ambientes – em casa, na escola, no trabalho e, até, num grupo de amigos –, por que insistir em colocar panos quentes, em fingir que nada acontece?
Tensão e conflitos fazem parte da convivência humana. Nascem das diferentes expectativas, sentimentos, do jeito pessoal e único de interpretar o que vemos e ouvimos.
Partindo do pressuposto de que são inevitáveis, como lidar com eles para que não se transformem em “guerras” excludentes e devastadoras? Por que não aprender a tratar as situações conflituosas de maneira clara e produtiva, especialmente no mundo corporativo, onde esse caldeirão de pensamentos, sentimentos e ambições ganha temperos especiais?
Quem vive e estuda o ambiente das grandes organizações pode atestar o que tudo isso significa na prática. Segundo a revista Exame, 35% das empresas admitem que gastam cinco horas de trabalho por semana em conflitos – o que representa uma perda de 12% de produtividade. Mais: de acordo com a revista Você S/A, 87% das grandes organizações abrem mão de profissionais competentes por questões comportamentais.
A questão não é evitar o conflito, mas desenvolver habilidades para lidar com ele. Até porque a ausência de divergências, a formação de equipes que concordam em tudo traz a mesmice, a previsibilidade, o controle. E o melhor caminho é trabalhar as diferenças para tirar delas o melhor proveito em inovação.
Para isso é essencial exercitar o diálogo em seu verdadeiro conceito: a troca de ideias em que não há vencedor e vencido, em que não se espera o convencimento do outro, mas sim a sua compreensão.
Diferentemente de outras culturas, o jeito de ser do brasileiro é avesso ao conflito, tende ao “deixa disso”, o que às vezes mais atrapalha do que ajuda nos relacionamentos.
Como os conflitos têm origem nas pessoas, é nelas também que estão as competências para aprender a conviver com o diverso, a serviço de objetivos que vão além da individualidade e das expectativas pessoais.
Isso só é possível com mudanças que surgem de dentro para fora, o que, por vezes, demanda suporte de uma equipe especializada em mediação de diálogos e conflitos, que agregue ferramentas que ajudem a transformar situações de tensão em acordos e soluções. É o que faz a Litterale Consultoria. Quer saber mais? Entre em contato conosco
Para sua reflexão:
- Como você tem lidado com situações de tensão na tomada de decisão em seu ambiente de trabalho?
- Onde você percebe que tem mais habilidade de negociação e de persuasão?
- Observe e liste quais são as habilidades e competências que você coloca em prática quando em negociação?
- Como você tem desenvolvido seu time neste assunto?
- Se tiver dúvidas, questionamentos ou comentários em relação a este tema, escreva-nos.
Você sabia que as Situações de Conflito e Diálogos Difíceis nas organizações causam grande prejuízo nos resultados do negócio?
Você está passando por alguma situação conflituosa com sua equipe e precisa de ajuda?
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