A chegada de um novo gestor, a adoção de novos modelos de governança, de normas internacionais ou de controles mais rígidos de processos. Quem vive no mundo corporativo certamente já experimentou mudanças que geram tensão e desconfiança, tiram o sono e consomem nossa energia.
Como trabalhar com essas situações e dialogar em momentos difíceis, que pedem lucidez em meio à confusão?
O professor da Universidade de Salzburgo, na Áustria, e PhD em mediação de conflitos, Friedrich Glasl, mostra, no simples desenho de uma escada, como se dá a “escalada do conflito”, quais os “degraus” que, se nada for feito, levam os envolvidos, juntos, para o “abismo”.
Tudo começa com uma divergência de opiniões, com o pensar diferente, algo intrínseco à natureza humana. A descida do primeiro degrau é feita com o endurecimento do ponto de vista, com aquela “certeza” de que a razão está com a gente, quem está “errado” é o outro (vide quadro abaixo).
O passo seguinte é deflagrar o debate, estabelecer a polêmica. É quando as emoções afloram e já se pensa no que se deve fazer para “vencer” o adversário. A escada é mais longa, outros degraus estão à frente para aprofundar as divergências e promover um estrago nos relacionamentos.
Mas o pensar diferente está longe de ser a origem do conflito. O problema começa na forma dura, enrijecida que adotamos para lidar com essas diferenças.
É aí que entram as técnicas e ferramentas para conduzir conversas entre pessoas que divergem, sinalizando que o caminho tem volta, que é possível subir a escada e se afastar do “abismo”.
São práticas de negociação e de mediação que ajudam a evitar que as diferenças evoluam para o atrito e se transformem em conflitos, afetando o ritmo das atividades, contaminando pessoas e resultados. O exercício dessas técnicas vem ganhando uma importância estratégica, colaborando para restabelecer um ambiente de trabalho mais produtivo.
Este é um dos temas que trabalhamos no nosso programa fechado para organizações chamado de Negociação e Diálogos Difíceis. A Litterale conduz este tema há mais de 25 anos, sempre aprimorando e trazendo inovações. É voltado às pessoas que vivem os vários dilemas do mundo empresarial e precisam aprender a lidar com eles de maneira objetiva e construtiva.
Para suas reflexões:
- Como você tem lidado com situações de tensão de maneira que não sigam em direção ao “abismo”?
- Liste situações que você considere que são difíceis para a condução de diálogos e acordos na sua vida profissional e nos encaminhe. Vamos escrever artigos que possam ser direcionados para a sua demanda.
- Como você tem desenvolvido seu time neste assunto?
- Deixe seus comentários, perguntas e sugestões.
Você sabia que as Situações de Conflito e Diálogos Difíceis nas organizações causam grande prejuízo nos resultados do negócio?
Você está passando por alguma situação conflituosa com sua equipe e precisa de ajuda?
Vamos conversar a respeito?
Compartilhe conosco qual tem sido o seu desafio. Iremos apoiá-lo elaborando um breve diagnóstico, com algumas dicas e orientações de como você pode resolver essa situação. Suas informações serão tratadas com a máxima confidencialidade.
Quero receber um diagnóstico sobre minha situação conflituosa
Como passar segurança para a equipe em meio às mudanças?
Como fazer a equipe se engajar para um objetivo comum sem se apegar nas situações conflituosas?
Raquel, gratidão por enviar suas questões.
As respostas às suas indagações não são tão simples, pois envolvem assuntos complexos.
Ainda que mudanças sejam inevitáveis em nossa vida, o ser humano parece estar “programado” para resistir a ela de forma quase que “inconsciente”, por isso, é imprescindível que haja um planejamento do Processo de Gestão da Mudança que envolvam etapas e variáveis que contribuam para o engajamento de todos que serão afetados.
Entre em contato conosco, no nosso tel (11)98473.3377 que poderemos te dar algumas dicas diretas para suas necessidades específicas.
abraços
Stella Freitas e equipe da Litterale Consultoria