
Hunting, na tradução ao pé da letra, significa “caça”, mas no mundo do RH isso vai muito além: trata-se da procura de talentos, visando o candidato ideal, já preparado, que vai entrar no time jogando como campeão, ocupando uma posição estratégica dentro de uma área vital da organização.
Não deixa de ser um processo de recrutamento, mas muito mais específico e especializado, que se dá através das seguintes etapas:
- Estudo sobre o mercado e osegmento do negócio;
- Levantamento das principais empresas onde se possa encontrar esse profissional já pronto (com a formação, a experiência e as competências necessárias);
- Pesquisa de nomes e dados de contato das pessoas que ocupam as posições nas empresas mapeadas e convidá-las a participar do processo de seleção;
- Avaliação de potencial (assessment) dos candidatos que se interessam em participar do processo;
- Mediar a negociação entre a empresa e o candidato sobre o pacote de remuneração, benefícios, cargo e perspectiva de carreira.
Ou seja, o processo não se dá por uma triagem de CVs. Quanto mais estratégica é a posição, mais madura e bem relacionada precisa ser a equipe que irá conduzir todas essas etapas.
O processo de hunting incentiva a competição e a valorização de profissionais com forte expertise, pois normalmente se contrata alguém que está bem posicionado numa organização e que aceita a nova proposta em função de inúmeros fatores, tais como a possibilidade de maior crescimento, exposição e aprendizagem, o pacote de remuneração e benefícios, bem como qualidade de vida, entre outros critérios.
Seguem algumas dicas importantes que utilizamos para encontrar a pessoa certa, para o lugar certo e no momento mais profícuo para as partes (empresa contratante e candidato):
- Somos especializados no cliente: buscamos conhecer ao máximo a empresa, o negócio, a cultura, os valores, o processo produtivo, o clima organizacional e o da área contratante, assim como o gestor e a equipe para a qual o novo profissional será contratado. Vamos fundo no levantamento de todos estes dados.
- Ir além do Linkedin: nosso mapeamento vai muito além das redes sociais, pois o candidato ideal, que chamamos de “mosca branca”, está tão comprometido com seus desafios diários que normalmente nem tem o seu perfil cadastrado no Linkedin e em plataformas de busca de emprego. É uma pessoa mais difícil de ser descoberta e contatada.
- Excessivo rigor ético: aqui, na Litterale, não atendemos a mais de duas a três empresas por segmento para que tenhamos total liberdade para conduzir processos de hunting sem utilizar informações confidenciais e estratégicas de outros clientes que possam ser concorrentes da empresa que estamos atendendo.
- Respeito e responsabilidade: como os profissionais mais estratégicos normalmente estão trabalhando e, via de regra, não estão procurando novos desafios, é necessário respeitar sua disponibilidade e interesse para atender aos nossos contatos iniciais e dar continuidade ao processo.

Precisamos também ser muito responsáveis com a trajetória e a evolução de carreira de cada ser humano que convidamos para o processo. Trazemos à consciência de quem participa do processo os riscos ou as vantagens em relação à sua carreira, estabilidade e momento de vida. Se não for claramente vantajoso, recomendamos que não continue no processo, mesmo sabendo que nosso prazo para concluir o processo poderá estar em risco.
- Clareza na negociação: não se pode chegar ao final do processo e então descobrir que o pacote de remuneração, benefícios e posição não será atraente o suficiente para que o profissional aceite a proposta da empresa contratante. Essa variável é crucial para que as partes não percam seu tempo desnecessariamente e não tenham suas expectativas frustradas.
- Transparência: durante o processo, explicamos claramente as oportunidades e asnecessidades da empresa para que não haja arrependimento de nenhum dos lados após a contratação.
- Equipe madura e especializada: o hunting é um processo complexo, que envolve habilidades investigativas, políticas, diplomáticas e que exige competências especificas, como a de avaliação de potencial (assessment), de mediação de conflitos e interesses, e de forte negociação. Portanto, sempre utilizamos uma equipe altamente madura e competente que possa avaliar posições de evidente complexidade.
Caso sua empresa não possua equipe especializada ou não queira se expor diante dos concorrentes,recomendamos que se contrate uma consultoria de confiança que conheça o mercado como ninguém e proteja a exposição da empresa e, talvez, o sigilo de uma posição estratégica que seja confidencial.
A Litterale conduz processos de hunting e de assessment há mais de 30 anos. Caso necessite da nossa ajuda ou orientações, pode contar com a gente!
Entre em contato e conheça mais.
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