Há anos aprendemos que, quando existe um forte alinhamento entre os setores de Marketing e de Recursos Humanos, o benefício pode ser muito maior do que podemos imaginar. Isso porque essas duas áreas têm um objetivo muito semelhante: engajar pessoas. O RH cuida do clima interno e o Marketing cuida da reputação externa. Quando essas duas áreas unem forças, em vez de trabalhar de forma paralela, fortalecem-se a marca, a identidade e, principalmente, o engajamento dos funcionários e dos clientes com o negócio, os produtos e os serviços.
Assim como o ser humano, as empresas são organismos vivos, com fortes laços emocionais. Os objetivos da área de RH precisam estar muito alinhados e a serviço da equipe de Marketing. O contrário também é verdadeiro. Mas o que podemos fazer para melhor vincular esses setores? Como implantar e turbinar essa parceria nas diferentes organizações?
Seguem algumas dicas:
- Desenvolva metas comuns
O objetivo de atrair e engajar pessoas, sejam elas colaboradores ou clientes, é um foco e uma estratégia em comum. Se esse objetivo é comum, por que não trabalharem de forma mais próxima? O colaborador é o primeiro cliente a divulgar, ou não, a marca da empresa onde trabalha. Quantas ações de treinamento, desenvolvimento ou endomarketing não podem servir como estratégia de marketing de marca e de produtos, ou também o contrário?
Na sua empresa, essas áreas têm conversado entre si e combinado metas e estratégias em conjunto para otimizar resultados sem aumentar os custos?
2. Reuniões, análises e ações em conjunto
Por que não convidar o RH para se juntar às reuniões de Marketing e vice-versa? A empresa só tem a ganhar!
Já pensou que as pesquisas de clima podem ser inspiradoras e, às vezes, até um bom espelho do que pode ser o resultado da pesquisa de satisfação dos clientes? Já pensou em analisar esses dados em conjunto?
3. Planejamento integrado
Que tal integrar algumas etapas do planejamento e de alguns indicadores dessas duas áreas? Sua empresa já experimentou unir os processos de comunicação interna e externa na mesma equipe, com interface dessas duas áreas? Se sim, qual foi o resultado?
Já experimentaram elaborar algum projeto em conjunto? Será que vale a pena? O que as equipes podem ganhar com isso? E o negócio? E os resultados?
4. Coaching integrado e/ou em grupo
O processo de coaching é excelente para apoiar o desenvolvimento de indivíduos, mas também de equipes e integrar áreas. Quando uma empresa contrata o mesmo coach para atender às equipes dessas duas áreas, a expertise desse profissional pode estar a serviço de ações mais estratégicas, tanto da equipe de Marketing como do RH.
Também recomendamos o coaching em grupo e cooperativo para fazer com que as duas áreas fortaleçam suas relações e ações.
5. Incentive o trabalho em equipe
Muitas empresas acreditam que criar um clima interno de competitividade pode ser muito bom para o crescimento do negócio, para que todos saiam com a faca nos dentes. Sua empresa tem esse estilo? O que vocês têm conseguido em termos de bons resultados? E de resultados questionáveis?
Será que o RH e o Marketing podem contribuir para construir algumas ações de engajamento e de foco em resultado, capazes de conter o ingrediente da competitividade na dose certa?
6. Construção e manutenção da marca
A identidade da marca (chamada de branding) é a forma mais eficaz de comunicar as ideias e os objetivos da empresa. Quanto o RH tem contribuído para essa discussão junto com a equipe de Marketing? Quanto a marca do seu negócio está alinhada com o público interno e com os clientes externos?
7. Comunicação e dissolução de conflitos
A equipe de RH está muito acostumada a escutar seu cliente interno e apta a mediar conflitos e tensões. A equipe de Marketing também necessita escutar, conhecer e segmentar constantemente o seu cliente. Já pensaram quanto podem aprender um com o outro quando o assunto é escutar, entender e bem atender ao cliente?
8. Inbound Marketing x RH
Será que as técnicas e as ferramentas de inbound marketing (estratégia direcionada a quem está navegando no mundo virtual), para atrair e conhecer melhor o consumidor externo, não podem ser analisadas, ajustadas e aplicadas para atrair novos funcionários para uma empresa? Ou até para processos de integração, treinamento, desenvolvimento, movimentação, recrutamento interno e promoção dos colaboradores? E inclusive para conhecer melhor os interesses de quem trabalha ou fornece para a sua empresa?
Tanto a área de Marketing como o RH precisam ser criativos, inovadores e pensar fora da caixa. O nosso artigo teve este propósito.
Entre em contato e conheça mais do que podemos fazer por você.